Exames
Rastreamento do primeiro trimestre da gravidez
Também conhecido como Exame de Translucência Nucal ou Morfológico do 1º trimestre, este é o ultrassom que mais fornece informações ao Obstetra, para que se possa tratar ou prosseguir na investigação de patologias fetais e no momento adequado.
Ele é realizado entre 11 e 13 semanas e 6 dias, e possibilita um estudo minucioso do feto que vai muito além da medida da Translucência Nucal Isolada. Dentre seus objetivos estão:
- Datar a gestação com maior acuidade;
- Diagnosticar a gestação múltipla e respectiva corionicidade, o que é o principal determinante do prognóstico destas gestações;
- Determinar o Grupo de Risco das pacientes para cromossomopatias do seu feto e posteriormente, sugerir prosseguimento ou não do exame diagnóstico.
- Diagnosticar outras malformações fetais não necessariamente relacionadas às síndromes como: malformações cardíacas, megabexiga, onfalocele, anencefalia, espinha bífida, entre outras;
- Outra vantagem, recentemente descrita, é a de identificar as pacientes com maior risco para desenvolver pré-eclâmpsia para, assim, instituir a profilaxia adequada.
Para que o profissional esteja adequadamente treinado para realizar esse tipo de exame, com um alto padrão de qualidade, ele deve submeter os seus resultados a um controle de qualidade (auditoria) baseado na distribuição das medidas e avaliação das imagens obtidas.
Além disso, requer treino apropriado do examinador e certificação da sua capacidade de realizar este exame ecográfico.
Na clínica Ella Saúde, os exames são realizados pelo Dr. João Frederico L. de Mello credenciado na Fetal Medicine Foundation sob o número 109437.