Um guia sobre a preservação da
Fertilidade da mulher
A realidade das mulheres mudou!
Muitas mulheres desejam ser mães, desejam muito. Mas não agora. E é aqui que começa a grande dúvida: até quando a maternidade pode esperar?
O calendário pessoal pede mais tempo para as conquistas pessoais e profissionais delas, mas o relógio biológico alerta que o tempo não é lá muito amigo da fertilidade.
A boa notícia é que a tecnologia e a medicina juntas são sim capazes de preservar a fertilidade através do Congelamento de Óvulos.
Congelamento de Óvulos
O congelamento de óvulos é um procedimento em que os óvulos da mulher são captados e submetidos ao processo de vitrificação, uma técnica eficaz de congelamento.
Eles são colocados em nitrogênio líquido, substância que reduz a temperatura a 196 graus negativos em poucos minutos e, então, armazenados.
A vitrificação permite a criopreservação dos óvulos humanos de forma segura e com resultados de sobrevida de mais de 95%, evitando assim, danos celulares.
Para quais mulheres o congelamento é indicado?
Tem dúvidas? É só chamar?
Principais dúvidas sobre congelamento de óvulos
Não existe. Os óvulos podem ficar congelados indefinidamente.
Não, pelo contrário. No congelamento de óvulos, preservamos as chances de gravidez da idade em que os óvulos foram congelados, ou seja, uma mulher de 43 anos que utiliza seus óvulos criopreservados de 35 anos terá a chance de uma mulher de 35 anos de engravidar.
A doação é sigilosa. A doação de óvulos é utilizada no processo de ovodoação, no entanto a doação é anônima: a doadora não conhece a receptora e vice-versa.
Estudos mostram que se o congelamento é feito até os 35 anos, os resultados são melhores, pois com o passar dos anos, além da quantidade de óvulos diminuírem, a qualidade deles também fica prejudicada.
Passo a passo para o Tratamento
Induzindo da Ovulação
Nesta etapa utilizam-se três tipos de medicação: gonodotrofinas para estimular o crescimento dos folículos; antagonistas do GnRh ou agonistas do GnRh para que os folículos não se rompam e para que seja possível coletar óvulos; e hCG que é aplicado 36 horas antes da aspiração dos folículos para a maturação final dos óvulos.
Tratam-se de medicações geralmente injetáveis, mas o manuseio é simples e se assemelha às injeções dos diabéticos. A agulha é pequena e bem fininha e a própria paciente pode ser orientada para aplicá-las sozinha.
O controle da indução da ovulação é feito através de exames de ultrassom que medem os folículos (as bolsinhas que contém os óvulos).
Através da medida dos folículos, é possível saber quando os óvulos estão maduros e prontos para serem coletados. Este processo dura cerca de 10 a 12 dias e são realizados neste período três a quatro exames de ultrassom.
Coleta dos Óvulos
Uma agulha é introduzida no ovário, guiada por ultrassom para que o líquido dos folículos seja aspirado. O líquido é levado ao laboratório, onde os óvulos serão separados.
Para maior conforto da paciente, usamos a sedação. Assim ela não sentirá dor. A quantidade de óvulos depende da idade, da reserva ovariana e da genética da paciente.
O congelamento de óvulos é feito por um processo chamado Vitrificação, um congelamento ultrarrápido. São congelados em estruturas chamadas palhetas, em tanques de nitrogênio.
A Clínica Ella, preocupa-se em atender estas pacientes com excelência diagnóstica e trata-las com as mais avançadas tecnologias disponíveis em medicina reprodutiva, sem perder, no entanto, a humanização e individualização do tratamento, tão necessários neste momento
Pacientes atisfeitas
Anos de experiência
Maternidade no congelador
O livro traz histórias emocionantes de mulheres que encontraram no congelamento de óvulos uma solução para não perderem a chance de engravidarem um dia se assim quiserem.
Receba o PDF do Livro
Aula de Congelamento de Óvulos
Nesta aula gratuita, você descobrirá os motivos para optar por essa solução, entenderá para quem ela é indicada e desvendará cada etapa do procedimento.
A clínica
Sobre a Ella Saúde
Nosso Centro, além de contar com uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, tem uma grande preocupação no acolhimento e na boa relação médico paciente. E foi com este propósito, que reunimos uma equipe multidisciplinar que pudesse cuidar de nossas pacientes com qualidade técnica, mas sem perder a sensibilidade e humanização no atendimento.
Temos o símbolo da família como uma grande paixão. Por isso uma das nossas missões é preservar a fertilidade da mulher para que ela seja mãe no momento mais oportuno, respeitando sempre a individualidade de cada uma.
Sobre mim
Dra. Ana Lúcia Beltrame
Meu nome é Ana Lúcia Beltrame, sou médica ginecologista e obstetra há mais de vinte anos. Minha especialidade é facilitar o nascimento de novas vidas. Tanto dos recém-nascidos quanto das mulheres que nascem novamente quando se tornam mães. Embora minha especialidade seja trazer vidas ao mundo, minha missão tem um propósito muito maior do que este: dar às mulheres o poder de escolha para se tornarem mães no momento que quiserem. Mulheres em diferentes contextos, mas que compartilham o mesmo sonho.
Sobre mim
Dra. Ana Lúcia Beltrame
Meu nome é Ana Lúcia Beltrame, sou médica ginecologista e obstetra há mais de vinte anos. Minha especialidade é facilitar o nascimento de novas vidas. Tanto dos recém-nascidos quanto das mulheres que nascem novamente quando se tornam mães.
Embora minha especialidade seja trazer vidas ao mundo, minha missão tem um propósito muito maior do que este: dar às mulheres o poder de escolha para se tornarem mães no momento que quiserem. Mulheres em diferentes contextos, mas que compartilham o mesmo sonho.
Dr. João Frederico Luciano de Mello
Dr. João Frederico Luciano de Mello é médico formado pela Universidade de São Paulo. Como Dra. Ana, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia, fazendo residência médica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Devido ao grande interesse por diagnósticos, se tornou especialista em Diagnóstico por Imagem (Radiologia), com foco em Abdome e Pelve na USP, cursando outra residência medica neste mesmo hospital. Dr. João Frederico possui ainda, títulos de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e de especialista em Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
Ele é membro ativo do RSNA (Radiological Society of North America) por mais de 10 anos prestou serviços como Radiologista no Laboratório Fleury de São Paulo. Atualmente dedica-se profundamente no estudo do diagnóstico por imagem da endometriose e também no âmbito da medicina fetal, em que possui certificado de competência no estudo morfológico de primeiro trimestre, avaliação do colo uterino e Doppler obstétrico pela Fetal Medicine Foundation.