Exames
Histerossonografia com avaliação das trompas
Este é um exame muito importante para detectar algumas anormalidades no interior da cavidade uterina, como é o caso de miomas submucosos, pólipos endometriais, espessamentos endometriais que não podem ser diferenciados no ultrassom transvaginal convencional.
Ele é indicado em casos de sangramento uterino anormal, pacientes com infertilidade sem causa aparente, abortos repetitivos, alterações endometriais diagnosticadas no ultrassom convencional e etc. É possível também avaliar a permeabilidade tubária, ou seja, permite determinar se as trompas estão desobstruídas ou não.
Este exame é realizado através da infusão de soro fisiológico dentro da cavidade uterina, usando uma sonda flexível com um balão em sua extremidade, que é fixado no canal cervical. Ele dura em média 30 minutos e geralmente não causa dor, apenas leve desconforto.
A histerossonografia pode, ainda, substituir a histeroscopia ambulatorial no que tange o diagnóstico, podendo ser realizada no consultório e com um custo reduzido em relação à primeira.