Exames
Ultrassom especializado para endometriose
Também conhecido como Ultrassom Transvaginal para Endometriose ou Ultrassom com preparo intestinal para endometriose, este exame é diferente do transvaginal básico, pois ele determina a presença de endometriose ovariana e infiltrativa da região retrouterina, retossigmoide e do septo retovaginal (Am Fam Physician. 2011 Jan 1;83(1):84-85).
Neste caso, o médico que realiza o exame necessita desenvolver o conhecimento específico da doença, experiência com a técnica ultrassonográfica, possuir aparelho de ultrassom adequado, bem como orientar a realização do preparo intestinal para a paciente para a avaliação das paredes do reto e cólon sigmoide.
Este método é de importância reconhecida no diagnóstico e pré-cirúrgico da doença, colaborando para a programação técnica e tática da cirurgia, bem como com a adequada formação da equipe cirúrgica multiprofissional.
Como ele é realizado?
Antes do exame é realizado o “preparo intestinal”, que visa uma redução significativa do resíduo intestinal e também da bexiga, que deve estar parcialmente cheia para a avaliação das suas paredes.
Ele é realizado por via transvaginal e com transdutor dedicado, com tempo maior que do ultrassom transvaginal básico, pois adicionalmente a este, realiza-se o estudo específico da endometriose que será mais demorado conforme o número e a extensão das lesões.