Como fator isolado, o mioma é responsável por apenas 4% das causas de infertilidade. Como se trata de uma alteração comum, podemos encontrar miomas durante a investigação de casais com infertilidade, mas na maioria das vezes, este não é o único fator de infertilidade.
A principal razão para o mioma prejudicar a fertilidade é quando ele distorce a cavidade endometrial, levando à dificuldade de implantação e maior chance de aborto.
Isso ocorre principalmente quando miomas são submucosos, independentemente do tamanho.
Miomas intramurais estão menos associados à infertilidade, mas quando grandes e próximos à cavidade endometrial também podem deformar a arquitetura uterina ou causar alterações circulatórias locais, prejudicando a implantação dos embriões.
Já os miomas subserosos em geral não atrapalham a fertilidade.
Se você tem o diagnóstico de mioma e deseja engravidar, converse com sua equipe médica de confiança e entenda se este fator é o causador da infertilidade!
Referências bibliográficas:
Removal of myomas in asymptomatic patients to improve fertility and/or reduce miscarriage rate: a guideline (Fertil Steril_2017;108:416–25. _2017 by American Society for Reproductive Medicine.
https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(17)30493-4/fulltext,