O diabetes gestacional normalmente não apresenta nenhum sintoma e se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez, com consequências tanto para a mamãe, quanto para o bebê.
Por isso que o acompanhamento no pré-natal é tão importante para uma gestação segura.
Segundo o Ministério da Saúde, nas últimas duas décadas, houve um aumento progressivo do número de mulheres com diagnóstico de diabetes durante a gestação. Obesidade ou ganho de peso excessivo, hipertensão, idade materna mais avançada e histórico familiar de diabetes em parentes de primeiro grau, são alguns dos fatores de risco.
O rastreamento começa logo na primeira consulta quando é solicitado o primeiro teste para medir o nível de açúcar no sangue ( glicemia de jejum) e por volta de 24 a 26 semanas , um teste de sobrecarga a glicose ( TTGO 75g).
As estratégias de tratamento incluem uma dieta com baixo índice glicêmico, exercícios físicos e dependendo da condição, a utilização de insulina. Por isso, alguns cuidados como o controle de peso, antes e durante a gestação, podem diminuir os riscos.
Tenha sempre seus exames de pré-natal em dia.⠀
Referências bibliográficas:
10: Moyer VA. Screening for gestational diabetes mellitus: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. U.S. Preventive Services Task Force. Ann Intern Med 2014;160:414–20. (Level III)