Para calcular o período fértil é necessário considerar que as menstruações ocorram de maneira regular, ou seja, dentro de um período conhecido (p.e. 28 dias), bem como, ter conhecimento da data da última menstruação.
Habitualmente, o segundo período do ciclo ovulatório que ocorre entre a ovulação e a próxima menstruação, tem um tempo mais fixo, de 15 dias. Portanto, se o seu ciclo menstrual tem 28 dias, a ovulação deve ocorrer no 13º dia. Desta forma seriam 13 dias antes e 15 dias após a ovulação. O período fértil pode ser considerado 3 dias antes e 3 depois da ovulação.
Também é possível recorrer a dosagem de hormônios pelos testes de farmácia, onde é possível determinar o pico do LH que pode ser medido na urina. Sabemos que a ovulação deve ocorrer 48 hs depois do pico desse hormônio (LH).
No entanto, o controle ultrassonográfico do ciclo ovulatório, ainda é a forma mais precisa de avaliar a ovulação, sendo possível determinar o desenvolvimento do folículo dominante, do período ovulatório e ainda se a ovulação ocorreu de maneira normal.
Referências bibliográficas:
Female age-related fertility decline (Fertil Steril_ 2014;101:633–4. _2014 by American Society for Reproductive Medicine
https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(13)03464-X/fulltext
⠀