Você está visualizando atualmente Congelamento de óvulos: Existe idade limite?

Congelamento de óvulos: Existe idade limite?

Uma das principais dúvidas que surgem aqui na clínica, é se há uma idade ideal para o congelamento dos óvulos.

Os estudos mostram que se o congelamento é feito até os 35 anos, os resultados são melhores, pois com o passar dos anos além da quantidade de óvulos diminuírem, a qualidade deles também cai.

Existe a possibilidade de congelar os óvulos aos 38, 40 anos, porém, as chances de sucesso baixam. É importante enfatizar que o fato de congelar óvulos não garante uma futura gestação, assim como todo tratamento na área de reprodução humana.

Além disso, algumas mulheres podem apresentar casos de menopausa precoce. Isso representa um risco aumentado para que também seu ovário entre em falência prematuramente.

O procedimento de aspiração dos folículos para o congelamento de óvulos é realizado dentro do centro cirúrgico, com sedação e anestesia local, para que a paciente não sinta dor nem desconforto.

Se você possui mais do que 30 anos e não pensa em ter filhos nos próximos anos, converse sobre o assunto com um especialista em reprodução e avalie a possibilidade de congelar seus óvulos, preservando assim a fertilidade.

A Clínica Ella é referência na área de reprodução assistida. 

Referências bibliográficas:

(Fertil Steril 2013;99:37–43. 2013 by American Society for Reproductive Medicine.)

https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(12)02247-9/abstract