Uma tendência mundial está em ascensão: mulheres estão adiando cada vez mais os planos de serem mães para focar em suas carreiras. De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 37,5% das mães no Brasil têm mais de 30 anos.
Atentas a esse comportamento e buscando reter talentos entre suas funcionárias, empresas brasileiras estão começando a oferecer o congelamento de óvulos como um benefício trabalhista.
Essa iniciativa não apenas oferece apoio às mulheres durante a gestação, mas também abrange procedimentos de fertilização, como o congelamento de óvulos, embriões e espermatozoides, além da fertilização in vitro.
Uma das empresas pioneiras nesse movimento é a Meta, responsável por plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook. Desde julho de 2022, a empresa disponibiliza um programa especial em parceria com a Carrot Fertility, empresa global. Embora os valores não sejam divulgados, a Meta informou à reportagem de O Tempo que os colaboradores têm um benefício vitalício para despesas médicas relacionadas à fertilidade, como consultas, diagnósticos e exames.
Esse montante pode ser utilizado para procedimentos de preservação da fertilidade, tratamentos de reprodução assistida e medicamentos. O benefício é estendido a todos os funcionários e seus parceiros ou parceiras.
Outra empresa que aderiu a essa iniciativa é o Mercado Livre, que implementou o benefício em 2018 para suas colaboradoras. Desde então, cerca de 20 mulheres utilizaram o benefício. Atualmente, a empresa conta com 49% de mulheres em seu quadro de funcionários, ocupando 39% das posições de liderança a partir de supervisão e 37% das posições de alta liderança a partir de gerente sênior.
Para acessar o benefício, as mulheres devem ter pelo menos 33 anos e um ano de empresa. A colaboradora preenche um formulário indicando o médico e a clínica de sua preferência, avaliados e cadastrados pela empresa. O Mercado Livre cobre até 75% do custo do procedimento, com um teto de US$ 3,5 mil dólares (R$ 17,4 mil), enquanto a colaboradora arca com a manutenção do acondicionamento na clínica escolhida.
É importante ressaltar que, biologicamente, a reserva ovariana da mulher diminui com a idade. A idade ideal para ter filhos, segundo especialistas, está entre 18 e 30 anos. Após esse período, a capacidade reprodutiva começa a declinar. O congelamento de óvulos é uma técnica segura e eficaz para preservar a fertilidade feminina, oferecendo resultados de sobrevida de mais de 95%.
Esse movimento das empresas brasileiras reflete uma preocupação crescente em apoiar as mulheres em suas escolhas de carreira e maternidade, proporcionando opções para equilibrar esses aspectos importantes da vida.
Saiba mais