You are currently viewing Infertilidade: fatores masculino

Infertilidade: fatores masculino

  • Post author:

Estatísticas mundiais a respeito da infertilidade mostram que mais ou menos 15% dos casais que desejam engravidar apresentam algum tipo de infertilidade.

Hoje vamos falar sobre dois fatores masculinos que podem influenciar na fertilidade masculina:

🔹 O primeiro deles é a varicocele. Trata-se de uma alteração da anatomia normal das veias da bolsa testicular (plexo pampiniforme), que pode ser visível ou não. Geralmente ela é assintomática e acomete mais o lado esquerdo da bolsa escrotal. Em alguns casos, ela pode causar dor, peso e/ou desconforto, e além de comprometer a estética da região, pode causar a infertilidade.

🔹 Um segundo fator que deve ser rastreado é a disfunção hipofisária, uma alteração na glândula hipófise. Ela é importante para produção de testosterona, hormônio que controla a produção hormonal do testículo e controla a prolactina e hormônios tireoidianos.

Existem diversos problemas que podem afetar a fertilidade de um casal. Por isso, fazer uma revisão completa do aparelho reprodutor de ambos, incluindo exames hormonais, pode diminuir a ansiedade e tornar o sonho realidade.

Referências bibliográficas:

Female age-related fertility decline (Fertil Steril_ 2014;101:633–4. _2014 by American Society for Reproductive Medicine